Tudo que você precisa saber sobre Copacabana
top of page
  • Foto do escritorApa Hotel Copacabana

Tudo que você precisa saber sobre Copacabana

Descubra a história de Copacabana, as suas principais atrações, e entenda porque esse é um dos bairros mais famosos do Brasil.



Você certamente já ouviu falar de Copacabana. O bairro mais famoso do Brasil é repleto de histórias, cheio de atrações e um dos destinos dos sonhos de turistas de todo o mundo.


O bairro, com sua belíssima praia em formato meia-lua e águas cor esmeralda, é um dos cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro. Um reflexo da capital, é um lugar animado, alto-astral, com pessoas felizes e bonitas.


Mesmo quem nunca o visitou, o conhece. Afinal, foi palco de novelas, filmes e até de momentos mundialmente importantes como as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016.


Prepare-se agora para conhecer a fundo Copacabana, sua história, curiosidades e seus pontos turísticos imperdíveis.


História de Copacabana

O nome Copacabana tem origem no século XVII com a chegada de comerciantes de prata bolivianos e peruanos à região. Quando chegaram ao país, os imigrantes trouxeram consigo uma imagem de Nossa Senhora de Copacabana, que foi depositada no interior de uma capela erguida sobre um rochedo.


Diferente do que conhecemos hoje em dia, até o final do século XIX Copacabana era um local de difícil acesso. Na região, viviam apenas alguns pescadores em suas chácaras e sítios. Na época, além da Igreja de Nossa Senhora de Copacabana, o bairro contava com o famoso Forte Reduto do Leme.


Em 1892 foi inaugurado o túnel no Morro de Vila Rica, Túnel Real Grandeza, conhecido como Túnel Velho, atual Túnel Alaor Prata.


Assim, tornou-se possível o acesso entre Copacabana e Botafogo e, consequentemente, a sua integração com o restante da cidade. A ampliação das linhas de bonde também contribuiu nesse sentido.


Em 1905 há mais um importante marco para a história do bairro. O prefeito Pereira Passos iniciou a obra da Avenida Atlântica, entregue em 1906 pelo prefeito Sousa Aguiar. Do período data também a construção do famoso calçadão de Copacabana, construído com pedras vindas de Portugal.


A orla de Copacabana passou por significativas mudanças mais tarde na década de 1970, quando houve a sua duplicação para facilitar o intenso fluxo de veículos.


Um bairro completo

O perfil de Copacabana mudou muito ao longo dos anos. As inúmeras mudanças pelas quais passou foram marcadas pela construção de edifícios de apartamentos e hotéis, além de sofrerem influências diretas das transformações urbanas que atingiram a maioria das cidades do Brasil.


Atualmente o bairro possui comércio popular, embora contemple também boas lojas e boutiques. Além disso, são vários shoppings, lanchonetes, restaurantes a quilo e restaurantes de comida especializada, livrarias, teatros e atrações ao ar livre.


É um lugar de muitos serviços à mão, áreas de lazer e locais para passeio, sendo comparado à Manhattan em N.York e Notting Hill em Londres quando o assunto é praticidade.


Por se tratar de um dos mais famosos e mais movimentados bairros do Rio de Janeiro, é bem servido no quesito transportes, com táxis, motoristas de aplicativo, inúmeras linhas de ônibus e 4 acessos a estações de Metrô.


Como chegar a Copacabana

Copacabana está a fácil acesso, independentemente de por qual aeroporto você chegar. São 10 km de distância, menos de 20 minutos de carro, do aeroporto Santos Dumont, que atende somente voos domésticos, e cerca de 30 km, uma hora, do aeroporto internacional Galeão.


Em ambos os aeroportos você pode pegar ônibus executivos que levam até o bairro, trajeto que sai por cerca de 20 reais. Os táxis também são boas opções, aproximadamente R$30 do Santos Dumont, e pelo menos R$60 do Galeão. Os aplicativos de motoristas podem deixar o valor ainda mais em conta.


Quer saber mais? Leia também:



Onde ficar em Copacabana

O queridinho dos turistas, Copacabana possui opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos.


Se você deseja combinar conforto e segurança a um bom preço, o Apa Hotel é a melhor opção.


Estamos a apenas 3 quadras do metrô no bairro de Copacabana, a 25 minutos do Aeroporto Santos Dumont e 30 minutos do Galeão. Se você vem a trabalho, está muito bem localizado, próximo ao centro, um ótimo ponto de partida para transitar na cidade. Se vem a passeio, está ao lado dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro.


Nossos quartos são extremamente confortáveis e de baixo custo. São equipados com ar-condicionado, televisão com canais a cabo, cofre, mesa para refeições, um frigobar e Wi-fi.


Nossa equipe está disponível 24 horas. Temos também em nossa recepção sugestões das principais atrações do Rio de Janeiro atualizadas semanalmente.


Dicas para o seu roteiro

Agora chegou o momento de conhecer Copacabana de perto! Arrume as malas e venha desfrutar de tudo o que o bairro mais famoso do país tem a oferecer.


Deixaremos abaixo diversas sugestões do que fazer e o que comer para que não faltem boas opções para o seu roteiro.



Bairros próximos para curtir

Para quem quer ir além e aproveitar a visita para conhecer um pouco mais do Rio de Janeiro, nossas sugestões são os bairros vizinhos.


Ipanema fica ao lado e, assim como Copacabana, não pode ficar de fora do seu roteiro pela capital carioca. O bairro é uma mistura de simplicidade e sofisticação e contempla a famosa Pedra do Arpoador.


Em seguida você encontra o Leblon, um dos mais ricos do Rio de Janeiro, recheado de barzinhos e pessoas de todos os tipos.


Gávea, Botafogo, o Jardim Botânico, o Parque Lage e a Lagoa Rodrigo de Freitas também ficam próximos e valem a visita.


O Apa Hotel está num dos endereços mais cobiçados do Rio de Janeiro, a apenas duas quadras da praia de Copacabana e, como você pode ver, perto do que de melhor a cidade tem a oferecer.


1.929 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page