Conheça o Morro do Leme, uma das principais atrações de Copacabana
top of page
  • Foto do escritorApa Hotel Copacabana

Conheça o Morro do Leme, uma das principais atrações de Copacabana

Saiba mais sobre o Morro do Leme, sua história, sua natureza privilegiada e o Forte Duque de Caxias, uma de suas principais atrações.


O Morro do Leme é uma das principais atrações do Rio de Janeiro, coladinho a Copacabana, é o lugar ideal para quem curte natureza, cultura e uma bela paisagem, uma combinação perfeita, não é mesmo?

Ao longo desse artigo, vamos compartilhar um pouco mais sobre a história desse local e sobre o que você pode esperar ao fazer uma visita.


Sobre o Morro do Leme

O Morro do Leme fica localizado na zona sul do Rio de Janeiro, mais especificamente na Praia do Leme, no bairro que recebe o mesmo nome. São cerca de 12 hectares de Mata Atlântica nativa e 16 hectares de mata recuperada por meio de reflorestamento.

Ao longo da trilha, que leva a um pico de 124 metros de altitude, você entrará em contato com uma vegetação riquíssima: palmeiras-indaiá, jerivás, figueiras, ipês-amarelo, freijós, carapeteiras, quaresmeiras, paineiras-das-pedras, bromélias, cactos e orquídeas

Atualmente, o morro faz parte de uma Área de Proteção Ambiental, como foi instituído pelo Decreto Nº 9.779 de 1990, que inclui também o Morro dos Urubus, a Pedra do Anel, a Praia do Anel e a Ilha da Cotunduba.

Lá de cima, além de uma bela vista para o mar, você terá acesso ao Forte Duque de Caxias construído entre 1776 e 1779.


Como chegar ao Morro do Leme

É possível chegar ao Morro do Leme de ônibus, bicicleta ou carro, além disso, o estacionamento é gratuito. A entrada da trilha fica em Copacabana, próximo ao posto 1.

A trilha é considerada uma das mais seguras do Rio de Janeiro e custa apenas 4 reais a inteira. Geralmente, a entrada é gratuita às terças-feiras. Você passará por uma guarita de soldados e receberá uma pulseirinha.

O caminho é uma estrada de pedras chamada “Caminho dos Pescadores Ted Boy Marino”, embora se trate de uma subida levemente íngreme e sinuosa, tem grau de dificuldade moderado.

Todo o trajeto é percorrido em cerca de 20 minutos, muito bem sinalizado, e possui uma boa estrutura para visitantes, inclusive bebedouros e banheiros.

Lá de cima você terá uma vista panorâmica da cidade, de um lado a Praia de Copacabana e o Morro da Babilônia, ao fundo, o Morro Dois Irmãos e o Morro do Corcovado e, do outro lado, o famoso Pão de Açúcar.


Forte Duque de Caxias

É impossível falar sobre o Morro do Leme sem dar lugar ao Forte Duque de Caxias, uma das suas principais atrações. Além de um mirante, o forte é um lugar histórico, e abriga quatro obuseiros modelo Krupp dentre outras peças originais. O local é hoje em dia um memorial a Caxias e conta a história do local e do meio ambiente que o cerca.

A fortificação foi erguida em 1776, e participou de momentos marcantes na história do país, como os 18 do Forte, quando foi alvejada pelos revoltosos do Forte de Copacabana, e o incidente do navio alemão Baden.

Durante muito tempo foi chamado Forte do Vigia ou Espia por não possuir nenhuma artilharia e servir apenas como um alerta aos navios que chegavam a capital carioca. A escola do exército, abrigada em suas dependências durante a década de 60, também é uma das grandes marcas em sua história.

O Morro do Leme é parada obrigatória para quem visita o Rio de Janeiro.


Escolha o lugar ideal para desfrutar do melhor que essa cidade incrível tem a oferecer, com um ótimo custo-benefício, o Apa Hotel está localizado a apenas 3 quadras do metrô no bairro de Copacabana, a 25 minutos do Aeroporto Santos Dumont e 30 minutos do Galeão.

1.789 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page