Conheça o Forte de Copacabana
top of page
  • Foto do escritorApa Hotel Copacabana

Conheça o Forte de Copacabana



O Forte de Copacabana é uma das maiores atrações do bairro e também da cidade do Rio de Janeiro. O lugar já foi palco de grandes acontecimentos históricos e hoje abriga o Museu do Exército.

Além da sua importância histórica, o forte também atrai os visitantes devido a sua localização privilegiada, que tem como plano de fundo uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro: a praia de Copacabana. Com uma vista para o mar e para a cidade, muitas pessoas vão para o forte para assistir o pôr do sol ou tomar um delicioso café da manhã.

Nesse artigo, reunimos algumas informações e curiosidades sobre o Forte de Copacabana para você conhecer.


História do Forte de Copacabana

O Forte de Copacabana foi construído em 1914 com o objetivo de proteger a cidade de ataques marítimos e reforçar a defesa da Baía de Guanabara. Além de proteger a região, o Forte de Copacabana também foi palco de momentos importantes da história do país, como a primeira tentativa do levante militar contra um presidente em 1922.

Também foi no forte que o presidente Washington Luís foi preso e deposto em 1930. A história do Forte nem sempre foi pacífica, o lugar já sofreu com tentativa de ataque e foi palco para momentos que marcaram a história do Rio de Janeiro e do país.


Museu Militar

No museu militar você pode conferir toda a história do Forte de Copacabana através de painéis, fotos e informações sobre a sua construção. Também é possível conhecer os equipamentos e as sala de controle e comando, ver canhões, armas, uniformes e diversos maquinários utilizados na época.

Toda essa área é aberta a visitação, você também pode conhecer o famoso bunker e réplicas de personalidades importantes e a reconstrução em miniatura de momentos históricos no Forte.


Uma bela vista

O Forte é conhecido também pela sua vista espetacular do mar e da Praia de Copacabana. O lugar é perfeito para uma caminhada e para assistir o pôr do sol. Além disso, no local há uma filial da tradicional Confeitaria Colombo, então vale a pena fazer uma pausa para o café desfrutando das delícias do cardápio frente a uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro.


Ingressos e horários

Para entrar no forte é preciso comprar um ingresso. A entrada custa R$ 6 e a meia-entrada (mediante comprovação) é R$ 3,00. A forma de pagamento é somente em dinheiro.

A entrada gratuita às terças-feiras e diariamente, exceto segunda-feira, de 18h às 19h30. O Forte de Copacabana está localizado na Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 - Posto 6 / Copacabana.


Atividades Culturais

O Forte de Copacabana conta com uma agenda de programação especial de atividades culturais como coral, banda, teatros, sarau, centro de literatura e muito mais. Durante a sua visita, confira a programação local e aproveite para curtir um desses eventos.


Na sua visita ao Rio de Janeiro reserve o hotel em Copacabana e aproveite essas e outras atrações no bairro.

731 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page