top of page
  • Foto do escritorApa Hotel Copacabana

Forte do Leme RJ (Forte Duque de Caxias): como é a trilha e visitação.


Foto: catracalivre.com.br/agenda/forte-do-leme-rio-de-janeiro/


Está planejando viajar para o Rio de Janeiro? Uma ótima sugestão de passeio é o Forte do Leme RJ ou Forte Duque de Caxias.


O Forte Duque de Caxias está localizado na área de proteção ambiental do Leme, cercado pela mata atlântica, no alto do Morro do Leme, de onde pode-se avistar a orla de Copacabana, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e Niterói, entre outras paisagens maravilhosas.


Ficou curioso para conhecer o Forte do Leme? Continue lendo que vamos te falar como é a trilha e visitação.



Como visitar Forte do Leme?

A visitação pode ser feita de terça a domingo das 9h30 às 16h00.


Para chegar ao local, é preciso subir por uma agradável trilha arborizada de 800 metros de extensão. A subida, de paralelepípedo, em alguns pontos é íngreme. Mas, não se preocupe, existem bancos em que você pode se sentar para descansar durante o caminho. Além do mais, tem muitas borboletas e macaquinhos, tornando o trajeto ainda mais agradável.


A vista, ao chegar no topo, é deslumbrante, o que já vale a subida.


Ah, não se esqueça de levar sua garrafinha de água para se hidratar.



O que fazer no Forte Duque de Caxias?

O forte, cujo nome original era Forte do Vigia, foi construído entre 1776 e 1779, a pedido do Vice-Rei, o 2° Marquês do Lavradio - D. Luís de Almeida Portugal. Sua primeira finalidade era vigiar a entrada da Baía de Guanabara.


A mudança do nome para Forte Duque de Caxias foi feita em 1935 pelo Presidente Getúlio Vargas.

O local une cultura, história e proteção ambiental.


Além de conhecer um pouco mais sobre a história de nosso país, você vai passar momentos agradáveis cercado de muita natureza e poderá tirar fotos lindas para guardar belas recordações do Rio de Janeiro.



Onde fica e como chegar no Forte Duque de Caxias?

A entrada para o Forte do Leme, ou Forte Duque de Caxias, fica na Praça Alm. Júlio de Noronha, s/n no Leme, Rio de Janeiro - RJ.


Chegando na praça, você vai avistar uma área militar demarcada. Basta você falar que quer visitar o Forte e a entrada será liberada.


Obs.: é proibida a entrada e/ou permanecer sem camisa, em traje de banho ou descalço, assim como de bonés, camisetas e quaisquer materiais que contenham propagandas políticas partidárias.


Também são proibidas as entradas de animais de estimação, bicicletas, patins, skates e coolers.



Quanto custa a entrada do Forte do Leme?

Os ingressos para visitação custam R$4,00 (ingresso normal) e R$2,00 a meia-entrada para estudantes.Maiores de 60 anos e crianças até 10 anos não pagam entrada.



Onde se hospedar em Copacabana?

Se você já está se programando para ir visitar o Forte do Leme e ainda não sabe onde se hospedar, uma excelente opção é o Apa Hotel em Copacabana, que oferece acomodações extremamente confortáveis por um ótimo custo-benefício.


O hotel está a apenas 2 quadras da Praia de Copacabana, 3 quadras do metrô, a 25 minutos do Aeroporto Santos Dumont e 30 minutos do Galeão. Está muito bem localizado, próximo ao centro, ao lado dos principais cartões postais do Rio de Janeiro e conta com quartos individuais, duplos, triplos e quádruplos.


Para reservar sua estada clique aqui!

1.791 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page