• Apa Hotel Copacabana

Dê um passeio pelo Bairro da Urca no Rio de Janeiro: saiba o que ver e o que fazer.

Conheça as principais atrações do bairro da Urca no RJ e aproveite a capital carioca da melhor forma possível.


Este sim, é um bairro que merece toda a atenção. Considerado um dos bairros mais tranquilos da Zona Sul do Rio, o Bairro da Urca transpassa uma calma em sua beleza sem igual.


Se você planeja realmente conhecer o Rio, não pode deixar de tirar um dia inteiro para passear por um dos bairros preferidos da cidade. Todo mundo conhece o famoso passeio de bondinho até o alto do Pão de Açúcar, mas a Urca tem muito mais a oferecer.


Quer conhecer tudo que a Urca tem para se ver e fazer? Então, continue lendo que neste artigo te mostraremos as principais atrações para você conhecer. E o melhor, onde se hospedar para ter elas a minutos de distância!


Uma breve história da Urca

Ao andar pelas calçadas desse bairro, é possível sentir o embalo do mar em uma baía que até pouco tempo atrás ainda existia. Nosso país, na totalidade, ainda é relativamente novo, e com o nosso rápido crescimento, aproveitamos as suas belezas naturais em cada lugar que havia uma oportunidade. E o mesmo aconteceu com a Urca.


Foi nos limites da Urca, entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão, que a cidade do Rio de Janeiro foi fundada. Suas fortalezas, criadas para proteger nosso litoral. Porém, a Baía de Guanabara só tomou a forma que conhecemos hoje a pouco mais de um século!


O aterro feito com a própria areia da Baía de Guanabara foi sendo criado lentamente no início do Século XX e o novo bairro foi fundado em 1922. Criada com a intenção de possuir uma arquitetura artística e cheia de vida, a Urca já foi pensada para ser um local de tranquilidade e calmaria, assim como o mar que a cerca!


O que fazer na Urca?

Conhecida por possuir diversas atrações, incluindo o Pão de Açúcar, um dos cartões postais do Rio, a Urca é um lugar para passear e curtir as belas vistas que cada caminho nos traz. Então, siga as dicas a seguir para aproveitar a verdadeira experiência do coração do Rio de Janeiro.


Praia da Urca e Praia Vermelha

As praias mais visitadas e belas, cada uma com suas características únicas. Infelizmente, a Praia da Urca não costuma ser própria para banho, sua faixa de areia estreita e sua localização acaba não tornando propícia a sua utilização. Porém, não há foto que não fique linda nessa praia!


Essa praia fica ao lado de um dos pontos turísticos mais cobiçados de todo o Rio, a Mureta da Urca. Ao andar pela areia é possível ter uma vista de tirar o fôlego da Baía de Guanabara e sua extensão. Um lugar famoso por seus bares e restaurantes à beira da praia. Que vista melhor para se ter no ápice do dia, na hora do almoço do que essa?


Já a Praia Vermelha, essa sim, é perfeita para se banhar no mar. Com uma vista incrível para o Pão de Açúcar, ela é muitas vezes o ponto de início dos passeios. Logo ao lado se inicia a Pista Cláudio Coutinho, que falaremos mais sobre a seguir. Após um passeio na Pista, você pode pegar o bondinho ainda perto da Praia Vermelha e fazer o passeio clássico ao Pão de Açúcar.


A Praia Vermelha possui esse nome por sua areia característica de cor avermelhada. E apesar de não ser muito extensa, é um dos locais preferidos de banho da região.


Mureta da Urca

Não se pode dizer que visitou a Urca sem tirar uma foto clichê na Mureta ao pôr do sol! Após um dia agitado na Praia Vermelha, e uma tarde gostosa no Pão de Açúcar, essa é uma parada obrigatória.


Andar pela areia da Praia da Urca e aproveitar os últimos raios de sol com um bom drink na Mureta da Urca é sinônimo de um domingo perfeito!


Pista Cláudio Coutinho

Nesta caminhada, bem pertinho da Praia Vermelha, você se envolve na natureza e no frescor da brisa do mar! É possível ter uma vista incrível da praia e até encontrar animais característicos da região pelo caminho.


Também conhecida como Caminho do Bem-Te-Vi, a pista é uma caminhada de 1,25 km de sombra e natureza. Por ela você encontra a famosa Trilha do Morro da Urca e também a primeira parada do bondinho que te leva ao Pão de Açúcar.


Para aproveitar a Urca com tranquilidade

Se você quiser ter todas essas atrações à sua porta, basta se hospedar em um hotel ali perto e suas tardes serão sempre banhadas com o pôr do sol da Urca. Nós temos a dica perfeita para você!


O Apa Hotel, em Copacabana, fica pertinho desses pontos turísticos; E você pode aproveitar a verdadeira experiência do Rio a alguns minutos de distância dessas maravilhas naturais.


O hotel fica a apenas 14 minutos da Praia Vermelha, e de lá você vai direto para a Pista Cláudio Coutinho e subir o Pão de Açúcar de bondinho. E caso você planeje almoçar nos restaurantes perto, a Praia da Urca ou a Mureta da Urca estão a apenas 18 minutos. Será uma tarde sem igual!


Quer conhecer mais sobre o seu novo destino no Rio de Janeiro? Clique aqui e conheça o Apa Hotel!

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo