top of page
  • Foto do escritorApa Hotel Copacabana

Conheça a história de Copacabana

Copacabana completou 130 anos em 2022: conheça um pouco da história do bairro e as principais atrações turísticas que você precisa visitar.

Você com certeza já ouviu falar no famoso bairro de Copacabana. Ele é considerado um dos bairros mais bonitos e bem estruturados do país, além de ser cheio de atrações turísticas e histórias incríveis.


Copacabana e suas lindas praias são um dos cartões-postais mais conhecidos do Rio de Janeiro, um grande reflexo da Cidade Maravilhosa, um lugar descontraído e animado, cercado de pessoas simpáticas e alegres.


E para nossa felicidade, o bairro completou 130 anos em 2022. Em sua história, Copacabana reúne grandes memórias como palco de filmes nacionais, novelas e até mesmo as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.


Para comemorar essa enorme quantidade de anos, que tal conhecer um pouquinho mais sobre a história e opções de passeios em Copacabana? Vamos lá!


História de Copacabana

O nome do bairro teve sua origem em meados do século XVII com a vinda de comerciantes bolivianos e peruanos à região do Rio de Janeiro. Quando eles chegaram no Brasil trouxeram consigo uma imagem da Nossa Senhora de Copacabana, que foi colocada em uma capela especial.


Diferente do que vemos nos dias de hoje, até o final do século, o bairro era um lugar muito inacessível. Na região carioca eram encontrados apenas alguns pescadores que moravam em pequenos sítios. No século XVII, além da igreja, o bairro também tinha o famoso Forte Reduto do Leme.


No ano de 1892, foi inaugurado no bairro o Morro de Vila Rica, também conhecido como Túnel Velho. Assim, começou a ser possível o acesso de Copacabana até Botafogo e, consequentemente, sua integração com o Rio de Janeiro.


Já em 1905 houve mais um acontecimento marcante para o bairro. O prefeito Pereira Passos iniciou uma obra da Avenida Atlântica, finalizada em 1906 por Sousa Aguiar, também prefeito do Rio por alguns anos.


A principal orla de Copacabana também passou por diversas mudanças nos anos 70, quando ocorreu sua duplicação para facilitar o fluxo de carros na região.


Um bairro completo

O estilo do bairro mudou muito desde os antigos anos. Essas mudanças ficaram marcadas pela construção de muitos hotéis e edifícios de luxo, além de influências urbanas que atingiram todas as cidades do país.


Nos dias de hoje, Copacabana possui um excelente comércio popular, mesmo que seja mais fácil encontrar boutiques e lojas de luxo. Além disso, existem vários shoppings, restaurantes e lanchonetes com comidas especializadas, assim como opções de livrarias e teatros.


O bairro é um lugar cheio de atividades ao ar livre e locais para lazer, sendo até mesmo comparado à Manhattan em Nova York quando falamos sobre praticidade e boa estrutura.


Por ser um dos lugares mais conhecidos do Brasil e mais movimentados do Rio, o serviço de transporte é muito grande, permitindo que qualquer pessoa possa ir ao bairro a qualquer momento.


Passeios em Copacabana

Está visitando Copacabana? Que tal algumas indicações para aproveitar ainda mais sua viagem?


Confira abaixo alguns passeios que valem a pena fazer pelo bairro e até mesmo no Rio de Janeiro.


Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é um lugar criado para estimular a ciência, ao mesmo tempo que busca, com muita sustentabilidade e colaboração das pessoas, transformar e inovar a mente e os hábitos humanos para construir um lugar melhor.


Inaugurado no ano de 2015, o Museu do Amanhã fica bem próximo ao Observatório do Amanhã, um grande centro de histórias e debates de ideias sobre origens do Brasil e do mundo, que falam sobre ciência e tecnologia.



Centro Histórico

Visitar o Centro Histórico do Rio de Janeiro é como viajar pelo tempo. Ali, os visitantes podem apreciar 5 séculos de muita cultura, desde a vinda dos escravos, passando por toda a família real portuguesa, até o dia da Proclamação da República.


Todas as casas e instalações que fazem parte do Centro Histórico são atrações turísticas bastante conhecidas no Rio. Quem busca conhecer um outro lado da cidade e entender toda a história, precisa passar uma tarde no Centro Histórico. Afinal, esse é um lugar muito conservado e preservado, capaz de nos levar a uma viagem no tempo e retratar o que já fomos. Totalmente inesquecível!



Museu Histórico Nacional

Conhecido como o maior museu da América Latina, o Museu Histórico Nacional é um dos passeios culturais mais procurados e atrai um grande número de visitantes o ano todo.


Localizado em um dos bairros tradicionais da cidade, o Museu Histórico Nacional é instalado no Palácio de São Cristóvão, lugar que já foi residência da família real no Brasil.


O edifício é um dos projetos arquitetônicos mais significativos da cidade em um espaço de 20 mil metros quadrados no centro do Rio. Nele, é possível apreciar exposições em galerias e uma linda e antiga biblioteca.


Este é um dos melhores lugares no Rio para quem ama conhecer os detalhes da história do Brasil.



Confeitaria Colombo

Ir à Cafeteria Colombo é um dos passeios mais famosos e bonitos do Rio de Janeiro. Localizada próxima ao centro histórico, o lugar conta com um estilo europeu que atrai os olhos dos turistas pelo charme e pelos deliciosos sabores das tortas, salgados, doces e o famoso pastel de Belém.


Antes mesmo de conhecer a variedade de comidas, a Cafeteria Colombo já encanta pela belíssima arquitetura, com espelhos, azulejos e um lindo vitral no salão central.


É verdade que aproveitar a Cafeteria Colombo não sai muito barato. Porém, a variedade do cardápio e a experiência de conhecer um café tradicional e de séculos, vale todo o dinheiro investido!



Museu de Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna é muito famoso no Rio por ser o museu com uma das mais importantes coleções de arte contemporânea e moderna da América Latina, com um grande acervo de mais de 15.000 obras.


Além de todas as exposições, o Museu de Arte Moderna conta com uma cinemateca com salas de projeção e um enorme arquivo de documentos cinematográficos do país. Ademais, é um local de encontro para visitantes e cariocas e, também, um espaço onde ocorrem blocos de carnaval, piqueniques e outras atividades ao ar livre.



Ecomuseu de Santa Cruz

O Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz tem como objetivo cuidar e valorizar o patrimônio cultural histórico da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A instalação possui uma sede no Palacete Princesa Isabel com uma arquitetura antiga belíssima.


A programação do Ecomuseu de Santa Cruz conta com várias atrações como exposições, oficinas de arte, seminários e palestras sobre o patrimônio, teatro e espetáculos musicais do ecomuseu.


Onde se hospedar?

Com tantas opções e possibilidades, fica difícil escolher onde ficar no Rio de Janeiro, não é mesmo?


Para evitar erros, recomendamos que escolha o Apa Hotel!


Instalado em uma localização estratégica e privilegiada, o Apa Hotel oferece o melhor custo-benefício para aproveitar as atrações da Cidade Maravilhosa. Se você vem a trabalho, está muito bem localizado. Se vem a passeio, está muito próximo dos principais cartões-postais do Rio.


Aqui, você encontra quartos de baixo custo e extremamente confortáveis e um café da manhã com muitas variedades de frutas, pães e bolos para adoçar sua manhã. Tudo para que você aproveite a sua viagem da melhor forma possível!


O Apa Hotel fica localizado em um dos endereços mais cobiçados da cidade, em Copacabana. Entre em contato conosco e faça sua reserva!

278 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page