top of page
  • Foto do escritorApa Hotel Copacabana

8 museus do Rio de Janeiro para o seu roteiro

Preparamos uma lista de 8 museus do Rio de Janeiro para o seu roteiro. Se você curte esse tipo de atração, não pode perder.



O Rio de Janeiro é muito famoso por suas lindas praias, mas a Cidade Maravilhosa é bastante eclética e também possui espaço para aqueles que apreciam a vida cultural e adoram um pouquinho de história. São muitas opções de passeios cheios de cultura, histórias e emoções que vão fazer você conhecer um pouco mais sobre a cultura nacional e também de outros países.


Os museus do Rio de Janeiro, assim como outros pelo mundo, possuem um grande conjunto de obras fantásticas que contam um pouco da história do Brasil, nos ajudando a entender os acontecimentos atuais e as mudanças ocorridas.


Se você está passando alguns dias na cidade carioca, não pode deixar de conferir os museus do Rio de Janeiro, que contam desde a história do país, à trajetória da evolução da ciência em nossa terra através de muitas artes.


Confira abaixo uma lista de museus do Rio de Janeiro que você não pode deixar de visitar!

1 - Museu Imperial

O Museu Imperial do Rio de Janeiro é um dos passeios culturais feitos em Petrópolis, cidade serrana do estado. O ambiente do palácio leva os turistas a uma real viagem no tempo, onde é possível admirar um pouco mais das tradições e das artes daquele período.


O espaço físico do museu ainda conta com uma cafeteria e uma enorme biblioteca, e muitas atividades culturais e recreativas. Além disso, no espaço existe um grande acervo de relíquias da época do Império do Brasil e um laboratório de conservação para os itens. Vale a pena visitar!


2 - Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é um espaço criado para divulgar e estimular a ciência, ao mesmo tempo em que busca, com muita sustentabilidade e cooperação das pessoas, transformar as mentes e as condutas humanas para construir um futuro melhor.


Inaugurado em 2015, o museu fica próximo ao Observatório do Amanhã, um grande centro de informações e debates de ideias com diversas origens do Brasil e do mundo, que falam sobre ciência, tecnologia e cultura.


3 - Museu de Arte do Rio de Janeiro

O Museu de Arte do Rio de Janeiro foi inaugurado no dia 1 de março de 2013. Fica localizado no centro da cidade e tem como principal objetivo favorecer acesso ao público sobre a história e cultura da cidade, seus conflitos, desafios e contradições enfrentadas.


Suas exposições de longa e curta duração buscam unir várias dimensões históricas e contemporâneas da arte. Além disso, o Museu de Arte surge com a missão de levar acessibilidade e incluir a arte no currículo escolar, por meio da Escola do Olhar.


Com exposições e mostras que ocupam todos os espaços o ano inteiro, o museu recebe também muitas artes e exposições de renomados artistas internacionais. O espaço conta também com uma cinemateca, onde são exibidos filmes consagrados ou produções alternativas.


4 - Museu Histórico Nacional

Considerado o maior museu de história da América Latina, o Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro é uma das atrações culturais mais procuradas e recebe um grande número de turistas durante todo o ano.


Localizado em um dos bairros tradicionais da cidade, o Museu Histórico Nacional é instalado no Palácio de São Cristóvão, lugar que já foi usado como residência da família real no Brasil.


O edifício é um dos projetos arquitetônicos mais significativos da cidade em um espaço de 20 mil metros quadrados no centro do Rio de Janeiro. Nele, é possível encontrar exposições em galerias e uma enorme biblioteca. Este é o melhor lugar no Rio de Janeiro para quem gosta de conhecer profundamente os detalhes da história do Brasil.


5 - Palácio do Catete: Museu da República

O Museu da República possui as principais peças que contam a história da República no país, como documentos, fotos, objetos, móveis e obras de arte. Toda a coleção fica exposta em várias salas espalhadas pelo Palácio do Catete.


Considerando toda a coleção histórica do Museu da República, existem mais de 9.400 peças, do final do século XVII até os dias de hoje. Ao visitar o museu, aproveite também para caminhar pelo Jardim Histórico, repleto de árvores e várias outras atrações turísticas nas proximidades.


6 - Museu Aeroespacial

Como o maior e mais significativo museu de aviação do país, o Museu Aeroespacial foi criado com a intenção de preservar a memória e história da Aeronáutica do Brasil com coleções e fotos históricas dos documentos. Os turistas e visitantes podem ver de perto como eram as aeronaves, armas, motores e objetos da Aeronáutica brasileira e a história da aviação no país.


Entre as mais de 80 aeronaves expostas a todos os públicos, o maior destaque é uma réplica exata do 14 Bis, o mais famoso avião feito por Santos Dumont. Além disso, o Museu Aeroespacial conta com 12 salas temáticas e um hangar de restauração. Localizado em Campo dos Afonsos, o Museu Aeroespacial é um passeio que precisa estar no seu roteiro de viagem.


7 - Museu do Índio

O Museu do Índio no Rio de Janeiro é um excelente passeio cultural que revela a importância da cultura indígena para o país. A sua enorme coleção apresenta a história de vários grupos indígenas brasileiros, totalizando mais de 17.000 peças etnográficas, além de mais de 15.000 publicações e registros textuais da época.


O museu também dispõe de vários espaços para exposições temporárias e de longa duração no prédio central, com o objetivo principal de mostrar as formas de expressões e conhecimentos das tribos indígenas do Brasil.


8 - Museu de Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna é muito conhecido no Rio de Janeiro por ser o museu com uma das mais importantes coleções de arte contemporânea e moderna da América Latina, além de possuir uma enorme coleção de mais de 15.000 obras de arte.


Além de todas as exposições de arte, o Museu de Arte Moderna também conta com uma cinemateca com salas de projeção e o maior arquivo de documentos cinematográficos do Brasil. Ademais, o museu é um lugar de encontro para turistas e cariocas e, também, um espaço onde acontecem blocos de carnaval, piqueniques, festas e outras atividades ao ar livre.


Hospedagem no Rio de Janeiro

Aproveite o melhor da sua visita aos museus e da sua viagem ao lado de um dos principais cartões-postais do Rio. O Apa Hotel está localizado a 3 quadras do metrô em Copacabana, 30 minutos do Galeão e a 25 minutos do Aeroporto Santos Dumont.


Aqui, você encontra quartos de baixo custo e extremamente confortáveis e um café da manhã com muitas variedades de frutas, pães e bolos para adoçar sua manhã.


O Apa Hotel fica localizado em um dos endereços mais cobiçados da cidade. Um dos melhores custos-benefícios do Rio de Janeiro. Faça sua reserva!


347 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page