• Apa Hotel Copacabana

Os melhores parques próximos de Copacabana

Conheça os melhores parques próximos de Copacabana e comece a planejar mais um passeio em família.


Você está pronto para se aventurar pelo bairro mais famoso do Rio de Janeiro? Copacabana é um lugar belíssimo e cheio de atrações incríveis, com opções para todos os gostos.


Para aqueles que adoram estar perto da natureza, além da praia, há também diversos parques, locais ideais para uma tarde deliciosa em família.


Confira a seguir os melhores parques próximos de Copacabana.


Parque Estadual do Chacrinha

O Parque Estadual do Chacrinha, localizado em Copacabana, ocupa uma área de 36 mil metros quadrados, alcançando os Morros de São João e Babilônia.


O espaço é uma área de mata atlântica preservada que remonta ao século XVIII. Nessa época, era parte da servidão de um Forte Militar mandado erguer no topo da Pedra do Leme por Marquês do Lavradio, então Vice-Rei do Brasil.


Atualmente o parque é uma unidade de conservação gerenciada pela prefeitura do Rio de Janeiro.


Seu espaço é ideal para passeios, caminhadas e escaladas, uma ótima opção para quem gosta de se aventurar ou mesmo curte relaxar ao ar livre. Todas as atividades devem ser realizadas sem perturbar o ambiente natural.


Localização

R. Guimarães Natal, S/N - Copacabana, Rio de Janeiro.


Parque Municipal Paisagem Carioca

Entre dois dos pontos turísticos mais famosos da capital carioca e do país, a Praia de Copacabana e o Pão de Açúcar, localiza-se o Parque Municipal Paisagem Carioca.


O parque faz fronteira com 4 bairros, Copacabana, Leme, Botafogo e Urca, e engloba o já mencionado Parque Estadual do Chacrinha.


São quase 160 hectares, que reúnem áreas de Mata Atlântica naturais e reflorestadas. Inserido na malha urbana, compõe a paisagem da cidade e possui toda a infraestrutura para uso do público, permitindo que os visitantes desfrutem de paisagens deslumbrantes.

A região foi um dia repleta de vegetação, com uma grande variedade de espécies de vegetais rupícolas, que permaneceu inalterada até o século XVI. A vegetação original foi em boa parte destruída por indígenas, que exploravam racionalmente os recursos naturais.


Com o desenvolvimento urbano a situação se tornou crítica, chegando a riqueza natural próxima do esgotamento. A necessidade de recuperação deu origem a diversas iniciativas de conservação dos remanescentes, que tornaram-se intensas a partir da década de 1980.

Atualmente, o parque é um espaço para contato com a natureza e com suas belezas. Os atrativos são variados, e incluem: trilhas ecológicas que levam à mirantes, ruínas históricas e ao topo do Morro do Leme, de onde se avista boa parte da cidade.


Localização

Leme, Rio de Janeiro. O Parque é acessível por três pontos: pelo Forte do Leme, pelo Morro da Babilônia ou pelo Parque da Chacrinha.


Parque Natural Municipal da Catacumba

O Parque Natural Municipal da Catacumba está em uma área reflorestada na década de 70. São quase 27 hectares, e diversas espécies de árvores, plantas e flores.


Seu nome costuma gerar curiosidade, afinal, o que esperar de um local chamado Catacumba? O nome tem relação com possíveis cemitérios indígenas que existiam na região.


Diferente do que o nome nos remete, se trata de um lugar agradável, com caminhos pavimentados, pequenas praças com chão de pedra e muito contato com a natureza, densamente presente nas regiões mais altas do parque.


Dentre as principais atrações, está a trilha ao mirante do Sacopã, que possibilita uma linda vista da Lagoa Rodrigo de Freiras, do Jardim Botânico, da praia de Ipanema, da Pedra da Gávea e do Morro Dois Irmãos.


Além disso, há diversas opções de atividades de lazer, como arvorismo, rapel, tirolesa e muro de escalada.


Localização

Rua Epitácio Pessoa, número 3000 - Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro.


Parque dos Pedalinhos

O Parque dos Pedalinhos é uma ótima opção para passear em família. O passeio de pedalinho é uma das atrações de lazer às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.


Além de um tour diferente e superdivertido, é também uma forma de observar a cidade por novos ângulos e logo de quebra interagir com a natureza.


O cenário é cercado por área verde, outros parques e espaços para caminhar, paisagens lindíssimas como a Pedra da Gávea, Morro Dois Irmãos e Corcovado. Sem falar na arquitetura das edificações e prédios que contornam essas montanhas, emoldurando a vista.


E você não precisa se preocupar com segurança. O Parque é bastante seguro, seus fornecedores de serviços são preparados e capacitados para lidar com qualquer emergência, além de disporem de coletes salva-vidas para os mais precavidos.


Localização

Av. Epitácio Pessoa, 2840 - Ipanema, Rio de Janeiro.


Parque Garota de Ipanema

O Parque Garota de Ipanema, cujo nome faz referência à famosa canção Garota de Ipanema de Tom Jobim e Vinícius de Morais, também está entre os melhores parques próximos a Copacabana.


O local faz parte da área de proteção ambiental das Pontas de Copacabana e Arpoador. A área próxima presenciou o forte movimento cultural nos anos 80, o “Circo Voador”, que pousou por lá durante o verão de 1982 e agitou as noites cariocas por mais de dois meses.


Atualmente é um espaço ideal para passeios em família, dentre as atrações: pista de patinação, brinquedos para crianças, quadra poliesportiva, trilhas e mirantes com vistas belíssimas.


Além disso, passando por lá você não pode perder a oportunidade de conhecer a Pedra do Arpoador, o Forte de Copacabana e de dar um mergulho nas praias mais próximas.


Hospede-se nas proximidades

O Apa Hotel tem localização privilegiada em Copacabana e um dos melhores custos-benefícios da região.


Estamos a apenas 3 quadras do metrô, no bairro de Copacabana, a 25 minutos do Aeroporto Santos Dumont e 30 minutos do Galeão.


Se você vem a trabalho, está muito bem localizado, próximo ao centro, um ótimo ponto de partida para transitar na cidade. Se vem a passeio, está ao lado dos principais cartões postais do Rio de Janeiro.


Faça a sua reserva!

40 visualizações0 comentário