Curiosidades sobre Copacabana
  • Apa Hotel Copacabana

Curiosidades sobre Copacabana



Copacabana é o bairro mais famoso do Brasil. O lugar já inspirou canções, já foi palco de filmes e momentos importantes do país como as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016. Este bairro cheio de história, atrações e de vida pulsante carrega também algumas curiosidades interessantes.

Separamos algumas curiosidades sobre Copacabana para você conhecer um pouco mais das inspirações e origens de alguns dos seus maiores marcos. Vamos conferir?


O mosaico do calçadão foi inspirado em uma praça de Lisboa

O mosaico de Copacabana se tornou o símbolo desse bairro e do calçadão mais famoso do país. É impossível vê-lo e não lembrar do Rio de Janeiro e da Praia de Copacabana. Esse mosaico foi feito com pedras brancas e pretas inspirado no existente na Praça do Rocio em Lisboa.

Aliás, quem visita a capital lusitana e passa pela praça logo percebe a semelhança. O mosaico representa os movimentos das ondas no mar, e foi construído para simbolizar o encontro do Rio Tejo com o Oceano Atlântico em Portugal. Copacabana recebeu esse calçamento em 1910 e o desenho das movimentações das ondas combina perfeitamente com a praia conhecida como “princesinha do mar”, tornando-se hoje um dos seus símbolos.



Copacabana não foi o primeiro nome do bairro

Antes de ser conhecida como Copacabana, a região era chamada de Sacopenapã, nome de origem tupi dado pelos pescadores que ali passavam. Com a chegada dos primeiros moradores, houve a construção de uma capela e foi colocada a imagem de Nossa Senhora de Copacabana, trazida por bolivianos.

Copacabana significa “Mirante do Azul”, inclusive há uma cidade boliviana com esse nome. Desde então, a região do bairro passou a ser chamada de Copacabana.


+ As melhores opções culturais em Copacabana

+ Saiba onde comer em Copacabana

+ 4 atividades para fazer de graça em Copacabana


A areia é recomposta de forma artificial

Com o tempo é normal que haja certo desgaste e parte da areia se perdendo. Porém, anualmente é realizado a recomposição através de uma plataforma continental. Com isso, mantém-se a extensa faixa de areia, com parte superficial e idêntica às da praia. Isso ajuda não somente a manter o espaço dos banhistas, mas também protege as edificações próximas.



Um bairro de idosos

De acordo com o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Copacabana tem cerca de 146.392 habitantes, e grande parte dessa população é idosa. Aliás, Copacabana é o bairro com maior concentração de idosos do país.



Forte de Copacabana

O forte de Copacabana foi construído quando o Rio de Janeiro tornou-se a capital do país no século XVI, com o objetivo de proteger a cidade de possíveis ataques marinhos e invasões pela Baía de Guanabara.

Copacabana é um bairro cheio de história e palco de momentos importantes no país, como as Olimpíadas em 2016. Se está de visita pelo Rio, aproveite para se hospedar no bairro mais famoso da cidade. Faça sua reserva no Apa Hotel em Copacabana clicando aqui.

233 visualizações

R. República do Peru, 305  - Copacabana, RJ

 +55 (21) 2548-8112   l  +55 (21) 9.7118-5397          

whatsapp-logo-1.png